sexta-feira, 13 de julho de 2012

Mas o que é ser como criança?



No Evangelho de Marcos 10, 3 vemos Jesus dizendo: “Deixai vim a mim as criancinhas, não a proibais, pois delas é o Reino de Deus!” E ainda acrescenta em Mateus 18, 2-5: “Jesus chamou uma criança colocou-a no colo e disse: ‘ Eu lhes garanto: se vocês não se converterem, e não se tornarem como crianças, vocês nunca entrarão no Reino do Céu. Quem se abaixa, e se torna como criança, esse é maior no Reino do Céu.”

Nesse prisma, vemos Jesus nos alertando que devemos ser como crianças, pois a elas pertencem o Reino do Céu. Mas o que é ser como criança?

A nosso ver, sem querer esgotar as interpretações, ser como criança, nada mais é do que ser puro de coração, dócil, é ter uma alegria verdadeira e duradoura, é confiar sem muitas interpelações, pois sabe que quem lhe dar “ordens e limitações” sabe o que é melhor para ela, são sinceras, sabem escutar e baixar a cabeça em sinal de reconhecimento do erro, busca a cada dia agir e se assemelhar com Aquele a quem ela admira, ao seu “super-herói”: nas atitudes e no jeito de falar, etc. Acreditamos que esse seja o ponto chave para entrar no Reino do Céu: assemelhasse a Jesus Cristo, o nosso herói da Cruz!

Torna-se fundamental, do nosso ponto de vista, expor, parafraseando Pe. Fabrício, “as crianças mimadas na fé”, pois elas são aquelas pessoas que limitam o agir de Deus, impõe como solução aquilo que elas enxergam como correto, acontece mais ou menos assim: “a pessoa vive imaginando e criando expectativas a partir de si, sempre culpando os outros pela sua frustração ou erro e deixando claro que todos seriam obrigados a corresponder às suas expectativas pessoais, até mesmo Deus.” (Trecho do livro Fortes na Tribulação, p.92).

Com isso, deixamos para você o desafio de escolher onde queremos estar: esforçando-se para sermos as crianças do Reino do Céu ou sendo um mero ser vivente que só busca seus meros caprichos e a única coisa que sabe é fazer birra e espernear no chão.

Que Deus nos coloque em seu colo e nos abençoe como fez com as criancinhas do Evangelho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário