domingo, 16 de setembro de 2012

Comentário do Evangelho (Marcos 8,27-35 Domingo, 16 de Setembro de 2012 24º Domingo Comum)

Oi!? Escutei alguém ai dizendo que quer ser feliz? Mas o que você vem fazendo para buscar esta tão sonhada felicidade? Pois bem o Evangelho de hoje nos dá uma dica muito valiosa para chegarmos até lá: “renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e me siga.”( Mc 8, 34). Talvez você esteja pensando: “Mas que ‘doidera’, fala de felicidade e depois de dor, cruz ou sei lá o que!” Pois bem ai vem à dura e feliz realidade, Jesus gera essa contradição mesmo. Aos olhos do mundo e do homem pode parecer loucura alguém dizer: “o Filho do Homem deve sofrer muito, ser rejeitado pelos anciãos, pelos sumos sacerdotes e doutores da Lei; deve ser morto, e ressuscitar depois de três dias” (v.31), e mais: “quem quiser salvar a sua vida, vai perdê-la; mas, quem perder a sua vida por causa de mim e do Evangelho, vai salvá-la” (v.35), entretanto para Deus está ai a chave de toda a felicidade, pois Cristo pela sua doação de vida deu-nos liberdade e salvação, fazendo assim possível almejarmos a felicidade. Falando em Jesus Cristo, sei que está um barulho ai dentro de você, com essas palavras, contudo lembre-se do que Jesus disse para Pedro quando este o repreendia pelas coisas que Ele dizia e pela contradição que causava: “Vai para longe de mim, Satanás! Tu não pensas como Deus, e sim como os homens” (v.33). Diante disso, Jesus hoje nos questiona: “E vós quem dizeis que Eu sou?”. Será que podemos responder: “O Senhor é meu Auxiliador (Is 40,9)? Ou até mesmo: “Tu és o Messias”. Vale-nos a exortação de São Tiago: “Meus irmãos: que adianta alguém dizer que tem fé, quando não a põe em prática?”. A fé sem obras é vazia. Somente o seguimento de Cristo nos fará plenamente felizes, pois nos aproxima a cada dia daquilo que realmente somos. Concluo com as palavras de Pe. Bantu: Jesus está nos chamando e nos apresentando a proposta de Seu seguimento. A vida de cada um, ao ser doada em comunhão com outras vidas em ações concretas nos alcançará a salvação, isto é, se insere e permanece no seio de Deus, na eternidade.

 "Que o Espírito Santo nos ilumine nas nossas resposta! #TamoJunto!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário